Powered By Blogger

Você usa o Skype?

Pesquisar este blog

Seguidores

Páginas

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 5 de janeiro de 2008

Guz, judeu sefaradim !


E-mailei ontem para Eleusa, Nair e Ethel, minhas obras-PRIMAS, com cópias para Salomão Polac (a generosidade traduzida em afeto) e Jacques Levy, agora, definitivamente, irmãs, irmãos:
Obras-PRIMAS:
Desde o Matzeiva de Dulce Regina, quando conhecí a Dorinha,
soube que sou judeu sefaradim,
descendente por laços maternos pelos Gomes de Oliveira.
Mas desconfio também dos Sarmento, e dos Cordeiro, pródigos em loucos e santos.
Sempre sentí um odor de queimado na família,
de antigos autos-de-fé,
e isso talvez explique um pouco
essa minha busca insana pela criatividade,
na opção pelo humor, pela indignação contra os desvarios do poder,
e um estoicismo abundante de paciência.
E principalmente, uma descoberta congênita,
como a síndrome edemo-linfática com que vim ao mundo:
a maravilhosa importância das mulheres em minha vida.
Acolham-me de vez, minhas queridas.
Sempre sou, sempre fui, um dos seus.

Para celebrar o acontecimento,
nada mais apropriado do que o Erev rosh hashana,
cantado suavemente por Avgail Cohen, israelense e amadora,em postagem própria no You Tube, mas de cuja voz certamente logo e muito ouviremos ouvir o seu sucesso pelo mundo.Ela canta o EREV ROSH HASHANA, Erev é hebraico para "noite" (neste caso "da noite"). Feriados judaicos iníciam durante a noite,por exemplo, a primeira noite de Rosh Hashaná é referido como "Erev Rosh Hashanah".
Por sua vez, O Rosh Hashaná é um dos mais importantes feriados da religião judaica. Talvez você conheça um pouco sobre essa data e saiba que ela tem algo a ver com maçãs e mel e que é um "Grande Feriado" judaico.

Mas caso não saiba nada sobre o assunto, neste artigo você aprenderá sobre o Rosh Hashaná - a origem do feriado, como ele é celebrado, e do que se trata o "Grande Feriado".

Começaremos com a pergunta mais básica: o que se comemora no Rosh Hashaná?

Entre muitas coisas o Rosh Hashaná simboliza, para a maioria das pessoas, o Ano Novo judaico. Na verdade, o significado de Rosh Hashaná concentra quatro grandes temas que se interligam. São eles:

* o Ano Novo judaico
* o dia do julgamento
* o dia da lembrança
* o dia do toque do shofar

o Muro das Lamentações em Jerusalém
Judeus rezando no Muro das Lamentações, em Jerusalém, durante o Rosh Hashaná
O Rosh Hashaná é um dos dois Grandes Feriados da religião judaica; o outro é o Yom Kipur, que acontece 10 dias após o início do Rosh Hashaná. Estes dois feriados formam o período dos Grandes Feriados e, sem sombra de dúvida, é a época mais significativa do ano judaico, onde é dada aos homens a chance de arrepender-se de seus pecados e pedir perdão a Deus. Durante os Grandes Feriados, os judeus purificam as suas almas e têm a chance de recomeçar com a consciência limpa e com a intenção de serem melhores no ano que se inicia.

De acordo com o Talmud (site em inglês), Deus criou a humanidade no primeiro dia do mês Tishrei. Sendo assim, o Rosh Hashaná comemora a criação da raça humana. É um tempo de limpeza e renovação, uma chance de receber perdão e de recomeçar sem pecados. A importância do feriado reflete-se em seus dois dias de observância; a maioria dos feriados judeus é celebrada durante um dia apenas.

O calendário judaico
O calendário utilizado em quase todo o mundo é o calendário gregoriano, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. O calendário judaico, que é o calendário oficial em Israel e o calendário religioso para os judeus em todo o mundo, foi instituido por Hillel II por volta do ano de 359. Enquanto o calendário gregoriano baseia-se no sol, o calendário judaico é baseado tanto no sol quanto na lua.
A tradução literal de Rosh Hashaná é "cabeça do ano", e é considerado o ano novo judaico. Mas o feriado não cai no primeiro dia do primeiro mês do calendário judaico. O Rosh Hashaná começa no primeiro dia do sétimo mês, Tishrei, e por isso é como um Ano Novo simbólico (pelo menos em termos do que a maioria das pessoas considera como "Ano Novo"). Na realidade, ele é uma das muitas observâncias que ocorrem durante todo o ano, e este ano novo em particular, sinaliza a oportunidade de deixar os pecados do ano anterior para trás e seguir em frente após receber o perdão de Deus.
Mais detalhes no link http://pessoas.hsw.uol.com.br/ano-novo-judeu.htm

Nenhum comentário: