Powered By Blogger

Você usa o Skype?

Pesquisar este blog

Seguidores

Páginas

Total de visualizações de página

Postagens populares

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Onde estão vocês, amigas e amigos petistas?

A partir de hoje, no meu blog principal,
www.bloguz.blogspot.com ,
estarei postando as últimas notícias sobre a luta heroica de Frei Luiz Cappio em oposição ao crime contra o Brasil que se insinua sob o pomposo título de Transposição do rio São Francisco, para assegurar uma maior divulgação do que ali ocorre.
Para isso, usarei o banner anexo, adaptação de uma charge que fiz em 2005, para a BandMinas (em animação) e estática para o www.noblat.com.br .
Nele , está bem claro o que entendo são as duas margens desta luta. De um lado, a sensibilidade de um homem habituado a compartilhar a inclemência da natureza para com os humilhados e ofendidos, os destituidos das elementares condições da civilização alcançada no século XXI, mas sobretudo testemunha da voracidade criminosa dos que se dizem representantes deste mesmos seres, que perpetua e oprime muito mais que a seca. E na outra margem, os apóstolos dos empreiteiros, dos projetos mirabolantes que já vimos empobrecer mais de uma vez nossa terra. Em 2004, quando iniciei a minha aventura em Pompéu, entre buritizais agonizantes, fui conhecer o encontro do rio São Francisco com o seu afluente, o Pará. O que ví foi um esgoto, cujo cheiro nos alertava que o grande rio se acabava na podridão. Onde estão os índices de saneamento , que mostram o absurdo de se priorizar uma estapafúrdia megalobra, digna de faraós? De um governo que se deixa representar por Romero Jucá, por Renan Calheiros , por José Sarney, comprometidos com o atraso que os locupleta, não há outra alternativa senão reagir à altura, como faz agora Dom Luiz.
Rezemos e apoiemo-lo.
Perder essa guerra significa assinarmos um testamento condenando nossos filhos e netos a sentirem novamente aquilo que pretendíamos banido para sempre: o holocausto de um povo.
E o meu pensamento traz-me uma pergunta que não quer calar: onde estão vocês, amigas e amigos petistas que não defendem o seu povo, e a ele se unem? onde estão vocês, companheiros de um tempo jovem em que uníamos o destemor à coragem, em defesa da liberdade? onde estão vocês, vereadores, deputados e politicos mineiros, alçados à vida pública sómente porque a bandeira que ousavam levantar era a da justiça e da verdade?
Divulgue!
Não deixei que façam daqui
um INFERNO!


Greve de fome
Romaria reúne 5 mil pessoas em apoio a Dom Luiz Cappio

Publicada em 09/12/2007 às 15h10m
Ibahia.com; O Globo Online; O Globo; Agência Brasil

SALVADOR - Um ato ecumênico em apoio ao bispo da diocese de Barra, na Bahia, Dom Luiz Flávio Cappio, está sendo realizado neste domingo em Sobradinho, na Bahia. O bispo entrou no 13º dia de greve de fome contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Caravanas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia participam do ato. A Comissão Pastoral da Terra calcula que cinco mil pessoas participem do movimento.

Os manifestantes são contra a transposição do Rio São Francisco porque acreditam que o projeto causará danos ambientais irreversíveis, além de beneficiar apenas a população com maior poder aquisitivo. O medo é de que ribeirinhos e cidadãos que dependem do rio para a sobrevivência percam sua fonte de renda.

Para Ruben Siqueira, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o governo federal não representa a população mais carente e governa apenas para "o grande capital, maltratando as questões populares".

- Não é concentrando água na mão do grande capital que se vai desenvolver o semi-árido. Não é impondo mais um uso sobre todos os outros que se vai salvar o São Francisco, mas sim levá-lo mais rapidamente à morte - afirmou.

Siqueira informou que apesar de estar ingerindo apenas soro caseiro, o estado de saúde de Dom Cappio é bom. O líquido é utilizado deste o 9º dia de greve de fome, seguindo orientações médicas.

- Ele se preparou muito bem para essa luta - acrescentou.

Esta é a segunda vez em dois anos que o bispo deixa de se alimentar pela mesma causa. A greve de fome anterior durou 11 dias e foi encerrada após um acordo com o governo federal.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional pode atingir cerca de 12 milhões de habitantes da região mais árida do Brasil. As obras dos primeiros trechos começaram em junho deste ano e estão sendo executadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército.
Organismo da CNBB apóia protesto do religioso

A greve de fome ganhou apoio também da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou nota em que, assim como o religioso, defende uma discussão maior sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. (Leia mais no Blog do Noblat)

Desde quarta-feira à noite, dom Cappio ingere soro caseiro para combater o início de anemia e desidratação. A recomendação é do médico Rogério Leal, que determinou a ingestão de cerca de três litros diários de soro caseiro. Ainda segundo o médico, com a medida, é assegurada a reposição diária de glicose, potássio e sódio, ajudando a manter o equilíbrio físico e evitando a desidratação.

O religioso, que reduziu o ritmo de atividades, reafirma que só abandona o jejum com o arquivamento da transposição e a saída do Exército nas obras dos eixos norte e leste do projeto, nas cidades pernambucanas de Cabrobó e Floresta. Esta semana o Ministério da Integração Nacional assinou um novo contrato com empresas que deverão fazer os serviços de engenharia e terraplanagem das obras.

Dom Cappio afirmou se inspirar na resistência pacífica do líder indiano Mahatma Gandhi, contra a ocupação inglesa em seu país, em 1932. Moradores e padres da diocesse de Barra, onde o frei mora e exerce liderança, vem visitando frei Luiz desde o final da semana passada. O grupo mantém um de revezamento de apoio ao ato.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

--
Obrigaço
(obrigado e um abraço)
do
Guz
Paulo Cangussu
(31) 9929 9882
www.guz.com.br
www.bloguz.blogspot.com
ww.caricare.blogspot.com
www.contrateoguz.blogspot.com
www.caricaturasemeventos.blogspot.com
www.caricaturasdoguz.blogspot.com
www.youtube.com/guzcartunista
www.cucaware.blogspot.com
Skype= guz2006

Nenhum comentário: