Powered By Blogger

Você usa o Skype?

Pesquisar este blog

Seguidores

Páginas

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 5 de dezembro de 2010

Apple I, primeiro computador da empresa de Steve Jobs, é leiloado por 133 mil libras





Steve Jobs, juntamente com seu sócio na criação do primeiro computador pessoal, Steve Wozniak, merece ocupar o mesmo lugar de Gutemberg no desenvolvimento humano.Sobre isso, sempre é bom rever o vídeo do discurso de Jobs como paraninfo da Universidade de Stanford, em 2005, onde ele discorre sobre tres paradigmas decorrentes de sua vida, e como eles podem ajudar os jovens que homenageavam-no...

http://bit.ly/gwit3H

http://bit.ly/eXuMxN


Publicada em 23/11/2010 às 19h19m
O Globo, com agências internacionais

Comente
Comentários

LONDRES - Seu processador é mil vezes mais lento que o do iPad, mas o primeiro computador criado pela Apple foi vendido por um preço 423 vezes maior que o da tabuleta. Um dos 200 Apple I foi leiloado nesta terça-feira por 133,250 libras (o equivalente R$ 365 mil) na Christie's, em Londres. O comprador levará o modelo em seu pacote original, juntamente com uma carta de venda assinada por Steve Jobs, um dos cofundadores da Apple e atual CEO da empresa.

Cerca de 200 unidades do aparelho foram montadas na garagem de Jobs em 1976 e a maioria delas não existe mais. Na época, um Apple I custava US$ 666,66. O computador ficou disponível para a venda até o ano seguinte, quando a produção foi interrompida.

O Apple I foi o primeiro computador pessoal pré-montado a ser produzido, mas vinha sem teclado e monitor. A máquina tinha apenas 8k de memória, o que não dá pra armazenar nem um arquivo com texto dessa matéria em formato .doc. O Daily Mail lembra que hoje os computadores da Apple vêm com 524 mil vezes mais memória do que isso. Para armazenar informações extra, na época usava-se fitas-cassete.

Os lances para o Apple I chegaram rapidamente. Mas quem acabou levando a máquina foi o colecionador italiano Marco Boglione, que fez sua oferta pelo telefone. O irmão do comprador, Francesco Boglione, foi pessoalmente ao leilão e disse que a compra foi a prova de amor de seu irmão por computadores.

- A primeira vez que eu ouvi algo sobre a ideia de um computador pessoal, ouvi de Marco - disse Francesco à Associated Press.

Quem também esteve na Christie's foi o outro cofundador da Apple Steve Wozniak, que concordou em ceder uma carta autografada ao leilão (que incluía ainda manuscritos e textos científicos.

Wozniak disse que o leilão foi um momento histórico para sua carreira, sobretudo porque sua criação foi vendida ao lado de outros marcos tecnológicos, com a máquina de codificação alemã Enigma e os escritos do matemático britânico Alan Turing, considerado um dos fundadores da computação moderna.

- Hoje meu coração saltou ao ver coisas como os documentos de Turing, o Enigma e o Apple I serem leiloadas - disse Wozniak a jornalistas depois do leilão - Foi mesmo um passo importante, embora eu não me sentisse dessa forma quando desenvolvia o computador. Estou encantado com o senhor que o comprou.

Boglione disse que o Apple I recém comprado por seu irmão deve ser colocado em funcionamento antes de se juntar à sua coleção de computadores Apple.

No leilão desta terça-feira, muitos participantes olhavam o catálogo de ofertas por meio de iPads e iPhones

- É um sinal dos tempos - disse Julian Wilson, da Christie's.- Isso ilustra bem a forma como os computadores da Apple revolucionaram o mundo.

Nenhum comentário: